Vinho


"É fácil gostar dos vinhos Romeu, tintos simpáticos e soltos, de fruta fácil e espírito jovem. Ainda mais fácil é gostar do Julieta, um branco valente e desafogado. Um produtor que avança a bom ritmo!"

Rui Falcão in Guia de Vinhos 2012


"Os biológicos Quinta do Romeu orgulham-se de ter as vinhas mais a Norte da região do Douro. Pertença da família Menéres, já na quinta geração, são famosos pelo magnífico azeite, mas os vinhos apresentam uma rara leveza e luminosidade. Frescos e texturados, são um caminho novo a descobrir."

Luís Antunes in Revista de Vinhos


Provavelmente os melhores vinhos do mundo são criados por uma família numa determinada quinta. O facto de terem o nosso nome exige-nos o melhor de nós mesmos, numa dádiva feita de amor e dedicação.

No ROMEU nada é plano, nem a paisagem, nem o clima, nem as pessoas nem os aromas!

As vinhas, os olivais, os sobreirais e duas ribeiras convivem no Romeu entrelaçados de forma natural, formando um mosaico vivo, com muitas aves, esquilos, rebanhos ou javalis. Os montes à volta são grandiosos, o espaço é enorme e os céus divinos.

Os vinhos reflectem naturalmente tudo isto. Embora com o carácter robusto do Douro, têm a elegância e a frescura deste local diferenciado. Há no Romeu uma grande dedicação à qualidade da uva e, na adega, tudo acontece com um mínimo de interferência. As fermentações dos tintos são feitas em lagares de granito, as leveduras indígenas, as quantidades de SO2 utilizadas reduzidas e a maioria das madeiras de estágio são usadas.

São 25 ha de vinhas a uma altitude média de 320 m e com exposições solares diversas; aquelas situadas mais a norte na região demarcada do Douro. Solos de xisto na transição para o granito. Clima seco com amplitudes térmicas diárias e anuais enormes. E como se esta diferenciação não fosse suficiente, são de agricultura biológica desde 1997. Aliás, toda a Quinta do Romeu é integralmente biológica, certificada. Em 2012 convertemos a quinta à biodinâmica. Digamos que deixamos a natureza voltar a trabalhar.


(Selecionar fotografias para aumentar)
COPYRIGHT© Soc. Clemente Menéres 2017.
ALL RIGHTS RESERVED.
Siga-nos em:
Instagram